O que o Japão tem a ensinar ao Brasil e o mundo!




Como grande potencia econômica possui ma terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a quarta maior em poder de compra, É também o e quarto maior do mundo, além de ser o único país asiático membro do G8. O país mantém uma força de segurança moderna e ampla, utilizada para auto-defesa e para funções de manutenção da paz. O Japão possui um padrão muito alto 10º maior IDH do mundo, com a maior expectativa do mundo (de acordo com estimativas da ONU e da OMS) e a terceira menor taxa de mortalidade infantil, O país também faz parte do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União européia. 

Destino ao lixo


Não adianta separar direito o lixo se não existe um local adequado para o despejo. A separação correta do lixo facilita a destinação correta, o lixo é enviado para usinas de tratamento onde é separado por categoria e depois encaminhado para as indústrias onde será reaproveitado. O lixo que não é reciclado vai para os incineradores, produzindo monóxido de carbono (CO). O monóxido de carbono, por sua vez, apresenta poder calorifico, isto é, pode ser queimado para gerar energia.
Respeito ao meio ambiente

As ruas são impecavelmente limpas, não existem garis, pois todos respeitam e seguem as normas, não jogando lixo nas ruas. Um domingo por mês os moradores do condomínio ou do quarteirão fazem um mutirão de limpeza, fazendo uma faxina na rua onde moram. Os rios são todos limpos, e nos fins de semana as pessoas praticam esportes aquáticos e pescaria.

Casas sustentáveis

As novas casas com arquitetura moderna são dotadas de sistemas de economia de energia elétrica, com sensores de presença, que fazem com que as luzes se apaguem quando não há ninguém no ambiente. Também são instalados reservatórios para captação de água da chuva, utilizada para regar as plantas do jardim e descarga para o banheiro.


Preocupação ambiental

Nas grandes cidades, foi proibido o tráfego de veículos movidos a óleo diesel. Os caminhões não podem entrar nas áreas metropolitanas, somente veículos leves de carga, elétricos ou movidos à gasolina.
O que achou leitor do blog? Que tal mudarmos nossos conceitos? Separando o lixo, não tocar lixo em riachos, diminuir o tempo no banho, plantar novas árvores... Se todos ajudarmos poderemos ter um mundo melhor e muito mais saudável! Fica a dica! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário